quarta-feira, 12 de março de 2008

O COMEÇO



O Killing Chainsaw eram quatro caras dividindo uma casa, que na verdade era apenas um disfarce conveniente para abrigar nossos poucos equipamentos de ensaio em um dos quartos disponíveis. Foram quatro anos e quatro casas com todos nós morando juntos. Ninguém queria renovar contrato de locação com a banda. Hoje imagino o inferno que era aquilo para os vizinhos. A gente tinha uma noção de isolamento acústico equivocada e por melhor que fosse a tentativa, era simplesmente impossível anular todo barulho que nós quatro estávamos interessados em criar.

Tudo isso para explicar que morando juntos, nosso processo de composição acontecia em conjunto, dentro desse quarto. Era mágica. Alguém chegava com um riff e em poucos minutos uma nova canção estava feita. Assim, fácil.

Quando me mudei para Londrina foi difícil manter esse processo e comecei a registrar canções e enviar para os caras em fitas cassete por correio, assim quando estivesse lá, tudo ficaria mais rápido. A gente tinha menos tempo para se divertir. Parte do segundo disco da banda foi feito assim.

O que aconteceu foi quem em pouco tempo esse método me aproximou de outras idéias, que já estavam martelando na minha cabeça há tempos. O folk e a psicodelia. Gravar sozinho em casa, com um violão e o recém chegado Tascam era tudo o que eu precisava para começar a registrar canções solitárias, prontas no formato solo.

As músicas que deram vida ao Child´s Introduction to Square Dancing são verdadeiros ensaios e testes. Quando estava gravando essas músicas ainda tinha uma banda e não pensava em lançar como um trabalho paralelo. Isso aconteceu quando um dia mostrei algumas para o Marquinhos (Thee Butcher´s Orchestra na época) e ele curtiu tanto que me deixou animado a ponto de criar um nome para poder me esconder e começar a divulgar. A Debbie (Ordinary Recordings) resolveu junto com o Marcos pegar uma fita cassete e fazer cópias num tape duplo caseiro e começaram a distribuir esse material em shows e via correio. Foi assim que começou o Grenade.

songs: I'm not a singer - Ray Davies and Neil Young - O.B.E. - Razor blades - Basson boogie - Low spirit - All about desire - You Call me up - The last submarine - backseat - Over your tracks - The little boy - Her love to a strange - Girl in a bus

2 comentários:

Palugan disse...

lembro que nos primeiro shows em sp, enchi TANTO o saco pra rolar Basson Boogie e, qdo rolou, no último show, não gravei pq rolou uma comoção, haha.

CRIADOR E CRIATURA disse...

Lembro quando ouvi esses sons em fita pela primeira vez....o começo já chutava o balde e era incrível...otimas lembranças em Londrina. Grande Abraço Granado. Ronex/Royales.